domingo, 4 de setembro de 2011

Plano de aula de Ciências para Libras

Este plano foi elaborado com meus colegas de pedagogia no 7º período, para aplicar com alunos com deficiência visual.

 Tema: As partes das plantas
Turma: 2º ano


Motivação/Introdução

Fazer com que o aluno reflita aprendendo a importância das planas para a vida humana.

Objetivo Geral

  • Fazer com que o aluno tenha propriedade para identificar as partes das plantas através da língua portuguesa e da língua brasileira de sinais.

Objetivos Específicos

  • Identificar os conhecimentos prévios dos educandos em relação às partes das plantas.
  • Analisar junto ao aluno cada parte da planta, mostrando sua utilidade na natureza.
  • Verificar o desenvolvimento da planta junto a natureza.

Conteúdos

·      O desenvolvimento das plantas
·     As partes das plantas
·     A importância das plantas


Metodologia

1º momento

Será feito um resgate dos conhecimentos prévios dos educandos em relação às partes das plantas. Em seguida, será apresentado um cartaz contendo as partes básicas das plantas, onde será exposto e explicado de forma bilíngüe cada componente essencial da planta.

2º momento

Após a explicação do cartaz, será utilizado jogos educativos com intuito de fixar melhor os conteúdos por parte dos alunos, facilitando assim seu aprendizado. O jogo que será utilizado é o da memória e o do dado, onde o jogo da memória será dividido em grupos de 2 cores, sendo elas marrom e rosa, onde nas partes marrons terão figuras das partes das plantas (raiz, caule, folhas, flor e fruto). Nas partes rosas, terão os nomes escritos em libras e português para que o aluno faça a associação entre as duas línguas trabalhadas. O jogo do dado vai ser trabalhado decorrente de uma das partes das plantas que cair. A criança irá tentar identificar a 1ª letra da palavra e tentar associar a letra ao sinal de libras.

Recursos

·     Cartaz com partes das plantas
·     Plantas
·     Jogos da memória e do dado.


Avaliação

Far-se-á de modo processual e contínuo observando os seguintes critérios:

·     Participação dos alunos
·     Desenvoltura na habilidade com os jogos
·     Na socialização do grupo
·     Na associação das figuras dos jogos da memória e do dado
·     Na apropriação dos conteúdos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário