domingo, 27 de novembro de 2011

Poster (Atividade da 2ª VA)




Apresentação

Partindo do plano elaborado para ser realizado em aula, cujo tema é: “A História do cinema na sociedade brasileira”, tem como proposta fazer com que os alunos reconheçam as diferentes maneiras possíveis da evolução da História do cinema através do resgate de filmagens cinematográficas antigas comparadas à imagens  cinematográficas atuais, através de trailers selecionados para a realização desta aula. O mesmo foi aplicado numa escola do Município de São Lourenço da Mata numa turma da EJA, para que passassem a perceber a importância do cinema, já que é este é esquecido por motivos diversos, como: a falta de acesso à essa cultura, a facilidade que se tem de ter o próprio filme em casa pagando um preço mais barato. Por esses motivos buscamos a partir deste plano valorizar o cinema e resgatar a vontade de se voltar a frequentá-lo ou pelo menos fazer entender que o mesmo faz parte da nossa cultura e que foi a partir dele que a sociedade começou a interagir com outras pessoas de outras sociedades, tanto na sala do cinema, como vendo pessoas de diversos lugares atuando num filme e sem esquecer que Cinema é uma Arte.


Métodos e Técnicas


Partindo dos conceitos do que seja métodos e técnicas, entende-se as técnicas como os objetos usados, e este plano de aula sobre a história do cinema na sociedade brasileira foram os trailers de quatro filmes (nossos objetos) sendo dois dos anos 70 e dois dos anos 2000, fazendo  com que os alunos comparassem a evolução do cinema e o quanto o cinema é importante. 
Os métodos, nossas ações foram a discussão em relação ao cinema instigando os alunos a pensarem sobre cinema em diversos ângulos, resgatando, analisando e desenvolvendo nos alunos a criticidade, a compreensão e o se sentir no tempo do filme/trailers, ou seja, se envolver com a aula e o tudo que acontece no meio do estudo sobre cinema. 
Ao apresentar os trailers foi feito/realizado um esclarecimento do que é o trailer e por que estudar o trailer e não o filme, então funcionou assim: foi perguntado se conheciam os trailers, se já ouviram falar, após as respostas foi dito e esclarecido o que era o trailers e debatido com as respostas dos alunos da EJA, ao apresentar o por que dos trailers  e não os filmes completos, foi explicado que: como era apenas uma aula e cada filme dura mais de 1 hora não teria condição de executá-los, como também nossa intenção não era mostrar apenas os filmes, mas sim uma comparação da década que cada um fez parte.
Já os métodos, foi usado a toda hora, a conversa, a discussão sobre o que estava acontecendo no momento da aula, tirando as dúvidas, enriquecendo mais e mais os conhecimentos de cada um de forma a não plantar no aluno que é importante o cinema, mas que com a discussão, as conversas o aluno por si só perceba o que está estudando e que o cinema é uma das culturas esquecidas por boa parte da população.


Resultados

  
De acordo com o plano e a aplicação do mesmo, obtivemos como resultados a participação de cada aluno, a contribuição de cada um, a empolgação, os relatos de vida em relação aos motivos pelos quais nunca foram ao cinema ou nunca tiveram vontade de frequentar.
Apesar de levar para uma turma de EJA este assunto e faze-los participar foi tarefa um pouco complexa, pela vergonha/timidez, por serem uma turma de pessoas adultas, idosos, que tiveram como início da educação apenas o quadro negro e o giz, sem terem o direito de falar ou se colocar nas aulas para não atrapalharem seus professores.
Quando colocamos os dois trailers dos anos 70, perceberam que as imagens não são tão visíveis como as de atualmente e que não há tanta agilidade nos personagens, um caso interessante foi quando perceberam a roupa dos personagens e viram que aquelas não se usa mais e que eles mesmos já tiveram acesso aquelas roupas, pois era o tempo em que eles viviam cada qual no seu "canto",cuidando de suas famílias.
Quando estavam assistindo os dois trailers dos anos 2000, perceberam a imagem bem mais limpa, bem colorida, e nesta um caso chamou a atenção, foi quando estavam vendo o trailers do filme O TODO PODEROSO, numa parte que ele anda sobre as águas, uma aluna gritou: "Eita professora isso é ficção", todos caíram na risada, mas foi confirmado que sim, é ficção e numa conversa após o fato explicou-se como funciona esta técnica moderna. Enfim houve uma grande participação depois que foi quebrada a timidez dos alunos da EJA.


Discussão 


Posso afirmar que deu certo sim! Foi além daquilo que eu esperava que fosse, só o fato dos alunos da EJA se disponibilizarem em participar da aula, foi um grande passo, claro que tudo foi feito/elaborado com cuidado, pois já não são crianças e trazer algo para chamar a atenção do EJA é difícil pelo cansaço que eles já chegam na escola, por trabalharem, cuidarem de casa e filhos. Talvez o que tenha dado errado/ou atrapalhado um pouco foi o atraso da aula, pois os alunos não chegam da hora, e perdemos meia hora de aula esperando que se completasse a turma com a quantidade de alunos que a professora disse existir. Enfim foi prazeroso trabalhar cinema com a EJA, seguindo as ideias do autor que nos baseamos  para realizar o plano e a pesquisa o Napolitano (2008), que traz grandes ideias e como se fazer aulas interessantes, bem organizadas e ricas em detalhes trazendo o grande valor que tem o cinema.




Referência


NAPOLITANO, Marcos; Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed.,1 reimpressão-São Paulo: Contexto, 2008.

Um comentário:

  1. relatório confuso,
    Não apresenta com claresa a atividade desenvolvida, as variações frente ao plano...
    Discute o que sejam "método e técnicas" mas apresenta com clareza qual dos métodos estudados em aula foi utilizado.

    ResponderExcluir