domingo, 27 de novembro de 2011

Plano Corrigido...seguindo orientação do Professor



 Planejamento para uma aula de História


Tema: A história do cinema na sociedade brasileira


Turma5ºano/4ªsérie

Tempo estimadoUma aula


Motivação/Introdução


Esta aula tem como objetivo fazer com que o aluno compreenda e perceba a importância que tem o cinema brasileiro para sua sociedade, como também resgatar essa cultura de ir ao cinema. Nesta aula serão demonstrados quatro trailers de filmes, sendo dois dos anos 70 e dois dos anos 2000, para que possa haver por perto dos alunos uma comparação de agilidade dos personagens, o fundo musical, as paisagens. Tudo com o a intenção de instigar os alunos a perceberem os filmes não só como uma diversão, mas como uma fonte de informação para quem está assistindo. Trabalhar o cinema nas escolas abrange diversas áreas do conhecimento, como: Arte, quando se dá forma, imagens, português, para que o aluno possa ler e produzir texto partindo do que eles observaram do filme, geografia, quando se trata da localização do filme e História que abrange a: Cultura, a própria história como fonte de conhecimento e a Educação Patrimonial como resgate de uma cultura deixada de "lado".


 Objetivo Geral


Reconhecer diferentes maneiras possíveis da evolução da história do cinema resgatando filmagens cinematográficas antigas e filmagens atuais.



 Objetivos Específicos 

  •      Resgatar através do tempo imagens de filmes do passado, fazendo com que o aluno se situe no tempo histórico ao comparar com imagens de filmes atuais;
  •       Analisar através de debates em sala o que os alunos compreendem através das imagens apresentadas;
  •       Desenvolver o olhar crítico dos alunos através das trilhas sonoras, fotografia, roteiro dos filmes.

         Conteúdos


O resgate cultural do cinema através de imagens cinematográficas, partindo de sua evolução histórica.


       Metodologia


 1ª parte: No início da aula,  far-se-á uma análise prévia dos conhecimentos que os alunos tem sobre o cinema antigo comprando ao cinema novo (recente). Logo após será aplicado quatro trailers de filmes em sala, sendo dois antigos, anos 70, os outros dois mais recentes sendo estes nos meados dos anos 2000. 

 2ª parte: Conversando com os alunos, sobre o que é cinema e sua importância, será feito questionamentos  fazendo com que despertem a curiosidade e percebam/reflitam o motivo pelo qual é importante estudar cinema e a história do cinema na sociedade brasileira.

 3ª parte: Após este momento será feito uma comparação entre os anos dos filmes, fazendo com que o aluno se situe e perceba o momento histórico em que cada filme está enquadrado.


       Recursos

  • Jornais;
  • Quadro branco e piloto (Anotar o Nome de cada Filme);
  • TV;
  • DVD.

       Filmes indicados para a aula: 
   
1.     O PODEROSO CHEFÃO      (1972)   (FRANCIS FORD COPPOLA)
2.     GUERRA NAS ESTRELAS  (1977)   (GEORGE LUCAS)
3.     CIDADE DE  DEUS               (2002)   (FERNANDO MEIRELLES)
4.     O TODO PODEROSO           (2003)   (TOM SHADYAC)

     Avaliação
Viria através dos exercícios e participação dos alunos. Firmando assim o aprendizado no cognitivo do   aluno.


     Referencias bibliográfica (sites de consulta)




Nenhum comentário:

Postar um comentário