Planejamento para uma aula de História
Tema: A história do cinema na
sociedade brasileira
Turma: 5ºano/4ªsérie
Tempo estimado: Uma aula
Motivação/Introdução
Esta aula tem como objetivo fazer com
que o aluno compreenda e perceba a importância que tem o cinema brasileiro para
sua sociedade, como também resgatar essa cultura de ir ao cinema. Nesta aula
serão demonstrados quatro trailers de filmes,
sendo dois dos anos 70 e dois dos anos 2000, para que possa haver por perto dos
alunos uma comparação de agilidade dos personagens, o fundo musical, as
paisagens. Tudo com o a intenção de instigar os alunos a perceberem os filmes
não só como uma diversão, mas como uma fonte de informação para quem está
assistindo. Trabalhar o cinema nas escolas abrange diversas áreas do
conhecimento, como: Arte, quando se dá forma, imagens, português,
para que o aluno possa ler e produzir texto partindo do que eles observaram do
filme, geografia, quando se trata da localização do filme
e História que abrange a: Cultura, a própria história
como fonte de conhecimento e a Educação Patrimonial como resgate de uma cultura
deixada de "lado".
Objetivo Geral
Reconhecer diferentes maneiras possíveis da evolução da história do
cinema resgatando filmagens cinematográficas antigas e filmagens atuais.
Objetivos Específicos
- Resgatar através do tempo imagens de filmes do passado, fazendo com que o aluno se situe no tempo histórico ao comparar com imagens de filmes atuais;
- Analisar através de debates em sala o que os alunos compreendem através das imagens apresentadas;
- Desenvolver o olhar crítico dos alunos através das trilhas sonoras, fotografia, roteiro dos filmes.
Conteúdos
O resgate cultural do cinema através de imagens cinematográficas,
partindo de sua evolução histórica.
Metodologia
1ª parte: No início da
aula, far-se-á uma análise prévia dos conhecimentos que os alunos
tem sobre o cinema antigo comprando ao cinema novo (recente). Logo
após será aplicado quatro trailers de filmes em sala, sendo dois
antigos, anos 70, os outros dois mais recentes sendo estes nos meados dos anos
2000.
2ª parte: Conversando com os alunos, sobre o que é cinema e sua importância, será
feito questionamentos fazendo com que despertem a curiosidade e
percebam/reflitam o motivo pelo qual é importante estudar cinema e a história
do cinema na sociedade brasileira.
3ª parte: Após este momento
será feito uma comparação entre os anos dos filmes, fazendo com que o aluno se
situe e perceba o momento histórico em que cada filme está enquadrado.
Recursos
- Jornais;
- Quadro branco e piloto (Anotar o Nome de cada Filme);
- TV;
- DVD.
Filmes
indicados para a aula:
1.
O PODEROSO CHEFÃO (1972) (FRANCIS
FORD COPPOLA)
2.
GUERRA NAS ESTRELAS (1977)
(GEORGE LUCAS)
3.
CIDADE DE
DEUS (2002) (FERNANDO
MEIRELLES)
4.
O TODO PODEROSO
(2003) (TOM
SHADYAC)
Avaliação
Viria através dos exercícios e participação dos
alunos. Firmando assim o aprendizado no cognitivo do aluno.
Referencias bibliográfica (sites de consulta)
- · NAPOLITANO, Marcos; Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed.,1 reimpressão-São Paulo: Contexto, 2008.
- · http://www.univforum.org/pdf/art_john_paul_por.pdf
- · http://www.achegas.net/numero/nove/pedro_simonard_09.htm
- · http://www.alaic.net/portal/revista/r7/ccientifica_04.pdf
- · http://melhoresfilmes.com.br/decadas/2000
- · http://www.65anosdecinema.pro.br/top500.jsf?ixpg=5
Nenhum comentário:
Postar um comentário