segunda-feira, 3 de outubro de 2011



      Planejamento para uma aula de História




Título: A história do cinema na sociedade brasileira


Turma: 5ºano/4ªsérie

Tempo estimado: Uma aula


Motivação/Introdução


Esta aula tem como objetivo fazer com que o aluno compreenda e perceba a importância que tem o cinema brasileiro para sua sociedade, como também resgatar essa cultura de ir ao cinema. Nesta aula serão demonstrados quatro trailers de filmes, sendo dois dos anos 70 e dois dos anos 2000, para que possa haver por perto dos alunos uma comparação de agilidade dos personagens, o fundo musical, as paisagens. Tudo com o a intenção de instigar os alunos a perceberem os filmes não só como uma diversão, mas como uma fonte de informação para quem está assistindo. Trabalhar o cinema nas escolas abrange diversas áreas do conhecimento, como: Arte, quando se dá forma, imagens, português, para que o aluno possa ler e produzir texto partindo do que eles observaram do filme, geografia, quando se trata da localização do filme e História que abrange a: Cultura, a linha do tempo, a própria história como fonte de conhecimento e a Educação Patrimonial como resgate de uma cultura deixada de "lado".


 Objetivo Geral


Reconhecer diferentes maneiras possíveis de periodizar a história do cinema, resgatando filmagens cinematográficas antigas e filmagens atuais.


 Objetivos Específicos   

  • Resgatar através do tempo imagens de filmes do passado, fazendo com que o aluno se situe no tempo histórico ao comparar com imagens de filmes atuais;
  • Analisar através de debates em sala o que os alunos compreendem através das imagens apresentadas;
  •   Desenvolver o olhar crítico dos alunos através das trilhas sonoras, fotografia, roteiro dos filmes;
       
       Conteúdos


        O resgate cultural através de imagens cinematográficas, partindo da linha do tempo.


       Metodologia


 1ª parte: Conversando com os alunos, partindo dos conhecimentos prévios de cada um sobre o que é cinema e sua importância. Fazendo com que despertem a curiosidade e percebam o motivo pelo qual é importante estudar cinema a história do cinema na sociedade brasileira.

 2ª parte: Depois aplicaria dois trailers de filmes em sala, sendo dois antigos, anos 70, outros mais recentes sendo estes nos meados dos anos 2000. Após início da aula, far-se-á uma análise prévia dos alunos com o objetivo de verificar o que eles conhecem sobre o cinema antigo.

 3ª parte: Após este momento seria elaborado com os alunos uma linha do tempo, em que veríamos as mudanças que ocorreram no cinema até chegar ao atual.



       Recursos

  •        Jornais;
  •        Quadro branco e piloto (para traçar a linha do tempo);
  •        TV;
  •        DVD;

       Filmes indicados para a aula: 
  1.      O PODEROSO CHEFÃO (1972)      (Francis Ford Coppola)
  2.      GUERRA NAS ESTRELAS (1977)   (George Lucas)
  3.       CIDADE DE  DEUS (2002)       (Fernando Meirelles)
  4.        O TODO PODEROSO  (2003)              (Tom Shadyac)
       


     Avaliação

      Viria através dos exercícios e participação dos alunos. Firmando assim o aprendizado no cognitivo do   aluno.


     Referencias bibliográfica (sites de consulta)

  •  NAPOLIÃO, Marcos; Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed.,1 reimpressão-São Paulo: Contexto, 2008.













Um comentário:

  1. Plano interessante, mas pouco claro sobre com a aula irá se desenvolver.
    1ª atividade, como os alunos serão motivados? Não seria o caso de passar os trailers no início da atividade!
    2ª atividade, quais as questões, as problematizações que serão feitas aos alunos?
    3ª atividade, não me parece que uma linha de tempo dos filmes seja o recurso mais adequado para a atividade. Que informações cronológicas serão postas nesta linha?

    ResponderExcluir