Planejamento para uma aula de História
Título: A
história do cinema na sociedade brasileira
Turma: 5ºano/4ªsérie
Tempo estimado: Uma aula
Motivação/Introdução
Esta aula tem como
objetivo fazer com que o aluno compreenda e perceba a importância que tem o
cinema brasileiro para sua sociedade, como também resgatar essa cultura de
ir ao cinema. Nesta aula serão demonstrados quatro trailers de filmes, sendo dois dos anos 70 e dois dos anos 2000, para que possa haver por perto dos alunos uma comparação de agilidade dos personagens, o fundo musical, as paisagens. Tudo com o a intenção de instigar os alunos a perceberem os filmes não só como uma diversão, mas como uma fonte de informação para quem está assistindo. Trabalhar o cinema nas escolas abrange diversas áreas do conhecimento, como: Arte, quando se dá forma, imagens, português, para que o aluno possa ler e produzir texto partindo do que eles observaram do filme, geografia, quando se trata da localização do filme e História que abrange a: Cultura, a linha do tempo, a própria história como fonte de conhecimento e a Educação Patrimonial como resgate de uma cultura deixada de "lado".
Objetivo Geral
Reconhecer diferentes
maneiras possíveis de periodizar a história do cinema, resgatando filmagens
cinematográficas antigas e filmagens atuais.
Objetivos Específicos
- Resgatar através do tempo imagens de filmes do passado, fazendo com que o aluno se situe no tempo histórico ao comparar com imagens de filmes atuais;
- Analisar através de debates em sala o que os alunos compreendem através das imagens apresentadas;
- Desenvolver o olhar crítico dos alunos através das trilhas sonoras, fotografia, roteiro dos filmes;
Conteúdos
O resgate cultural
através de imagens cinematográficas, partindo da linha do tempo.
Metodologia
1ª parte: Conversando com os alunos, partindo dos
conhecimentos prévios de cada um sobre o que é cinema e sua importância. Fazendo
com que despertem a curiosidade e percebam o motivo pelo qual é importante
estudar cinema a história do cinema na sociedade brasileira.
2ª parte: Depois aplicaria dois trailers de filmes em sala, sendo dois antigos, anos 70, outros mais recentes sendo estes nos meados dos anos 2000. Após início
da aula, far-se-á uma análise prévia dos alunos com o objetivo de verificar o
que eles conhecem sobre o cinema antigo.
3ª parte: Após este momento seria elaborado com os alunos uma
linha do tempo, em que veríamos as mudanças que ocorreram no cinema até chegar
ao atual.
Recursos
- Jornais;
- DVD;
Filmes indicados para a aula:
- O PODEROSO CHEFÃO (1972) (Francis Ford Coppola)
- GUERRA NAS ESTRELAS (1977) (George Lucas)
- CIDADE DE DEUS (2002) (Fernando Meirelles)
- O TODO PODEROSO (2003) (Tom Shadyac)
Avaliação
Referencias bibliográfica (sites de consulta)
- NAPOLIÃO, Marcos; Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed.,1 reimpressão-São Paulo: Contexto, 2008.
Plano interessante, mas pouco claro sobre com a aula irá se desenvolver.
ResponderExcluir1ª atividade, como os alunos serão motivados? Não seria o caso de passar os trailers no início da atividade!
2ª atividade, quais as questões, as problematizações que serão feitas aos alunos?
3ª atividade, não me parece que uma linha de tempo dos filmes seja o recurso mais adequado para a atividade. Que informações cronológicas serão postas nesta linha?